terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dante's Inferno: Animação baseada na Divina Comédia!

Meu irmão está no primeiro ano do Ensino Médio e fica demorando para ler a versão adaptada do clássico poema de Dante Alighieri... A Divina Comédia. São somente 65 pág! Como se não bastasse ser a versão reduzida e compactada da obra, perdendo todo o poema e etc... ainda sim, não gera interesse nele. Lembrei então de um jogo de vídeo game chamado God of War's Inferno, opss digo Dante's Inferno, que tinha virado filme em 2010. Achei no youtube e coloquei o menino para assistir... A animação é uma boa para relembrar os principais aspectos do Inferno Dantesco. A trama tem uma adaptação meio trash: "Beatrice, a amada de Dante Alighieri é assassinada e a sua alma é levada ao inferno. Dante tem como objetivo de mandar a alma de Beatrice para o paraíso e de lutar contra o verdadeiro mal: Lúfier. Será que Dante consegue salvar a alma de Beatrice e a sua?"... Claro que isso é uma suuuper adaptação, pois na obra original não há nada disso... 

Numa época imprecisa, talvez entre o final do século XIII e início do XIV, o poeta-filósofo Dante Alighieri, estando no meio de sua vida, seguiu por uma selva escular, uma jornada pelo além, transitando entre Inferno, Purgatório e Paraíso. Tinha como objetivo reencontrar sua amada, Beatriz, falecida quando jovem. Foi guiado pelo Inferno e Purgatório, pelo poeta latino Virgílio, autor de "Eneida", falecido há muito. Ambos cruzaram o portal do Inferno, onde Cérbero, o cão-demônio guardião, permanecia. Seguiram e viram o barqueiro Caronte, a receber as almas com uma moeda na boca. Depararam-se com personalidades da Filosofia, Platão, Aristóteles; da Poesia, Sêneca, Horácio, entre outros grande nomes do Pensamento e da Arte, pagãos em vida. Depararam-se com contemporâneos de Dante, notáveis da Arte, Política e Igreja, pessoas que, em vida, não haviam primado pela ética e práticas cristãs. Passaram por demônios horrendos e regiões temerosas do limbo, até chegarem ao Purgatório. Lá, havia almas que aguardavam o lugar para onde iriam, com a esperança de não ser o Inferno. Por fim, chegaram ao Paraíso. Não era permitido a Virgílio entrar, pois fora pagão; o Inferno era seu lugar. Ao final da jornada, Dante fora recebido pela própria Beatriz, seu amor não-consumado, impossível de acontecer no lugar divino. Beatriz era uma santa. Dante contentou-se em vê-la, falar-lhe, ouvir-lhe pronunciar seu nome, e ser guiado pelas paragens celestiais. passando por São Francisco de Assis, entre outros que viveram pelo próximo. Mas Dante não poderia ficar; seu tempo de vida ainda não findara. Teve que regressar, e, com a alma embevecida, teve a certeza primorosa de que é "(...) o amor que move o Sol, como as estrelas (...)".
Como eu estava dizendo, na animação se perde muita coisa, e do ponto de vista para estudar ajuda somente na fixação dos círculos do inferno e do contexto medieval (e incentivo a boa violência: por amor). Ainda assim, o filme tem um enredo por trás da adaptação que é no minimo interessante: Dante era um cavaleiro das cruzadas! E a partir disso, são mostradas as incoerências da Igreja Católica, como o perdão divino concedido aquele que lutasse na "guerra santa"... A carnificina da guerra e outras críticas aos poderes "cabidos" a igreja na idade das trevas.
O filme é baseado em um jogo de videogame, consequentemente você verá muitas lutas, sangue e mortes (yes sr, ele mata as almas no inferno - que já estão mortas - paradoxo mas ok). Dante no filme e no Game não é idealizado e como todos os mortas tem seus pecados a pagar, em sua jornada ele reata os nós da sua vida e ruma em direção ao perdão verdadeiro e a Beatriz, claro...
Para representar os nove círculos, a EA e a produtora Film Roman contrataram vários estúdios para animar cada cenário. Joe Goyette produz. Victor Cook, conhecido pelas animações de Hellboy, dirige. Então no meio do filme, a medida que os círculos do inferno mudam, o estilo do traço de desenho dos personagens muda: algo interessante, muda-se dependendo onde se está no inferno. Há quem não gostou e acho que o filme perde a linearidade mas né...
Se alguém chegou a se interessar pelo jogo, fiquem sabendo que já foi lançado o I, II e o III [p/ PlayStation 3, Xbox 360, PSP]! O pessoal da EroGames fez uma analise interessante, não joguei então não posso opinar vejam: "Este jogo será certamente, aliás, já o é, um jogo polemico  violento, grotesco e muito perturbador. Não estamos muito habituados a jogos cujo pano de fundo seja um universo demoníaco. A história está recheada de contos, lendas e até poemas sobre o lado negro da humanidade, mas poucos foram os que realmente souberam tirar partido dessa mesma riqueza e a transportaram para o mundo virtual.Com este Dante´s Inferno a EA tenta preencher um vazio, uma lacuna que pode trazer muito ao mundo dos videojogos. Este jogo é inspirado em Inferno, primeira parte da Divina Comédia escrita por Dante Alighieri no Século XIV. 
Quem conhece este livro e adora videojogos fica desde logo fascinado com a sua riqueza. Tudo o que um videojogo necessita Inferno possui. Uma história, personagens, inimigos e claro, o seu lado negro que muito contribui para um semblante aterrador, temível e acima de tudo respeitável. Mas o que esperar deste Dante´s Inferno? Temos uma equipa de peso, a Visceral Games, criadores de Dead Space, e temos um estilo de jogo também ele com um enorme potencial. Podemos dizer que é um misto de God of War com Dead Space. Penso que estas duas referências explicam muito do que se pode esperar em Dante´s Inferno, um jogo adulto, violento, grotesco, excitante e desafiador. Além de Virgílio (nosso guia), somos também “acompanhados” por duas belas e poderosas armas, a Foice da Morte (que derrotámos logo no início do jogo) e uma Cruz pertencente a Beatrice. Os ataques da Foice são rápidos, velozes e agressivos, funcionam eficazmente a curtas distâncias. A contrastar com a Foice, os ataques da Cruz de Beatrice são mais suaves e repletos de luz. Estas duas armas representam de certa forma o bem e o mal existente em Dante. "
Assista o filme DUBLADO aqui:

No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.
(Dante Alighieri)

Enfim é uma boa pedia para ver uma história antiga de um jeito mais moderninho e até crítico. No caso do meu irmão, fui contando a história verdadeira para ele ao longo do filme e logo ele quis terminar o seu livrinho para ver o que tinha de diferente mesmo... Essas adaptações dos clássicos até podem perder a essência original, porém geram algo maior: o interesse por elas e pelos originais! Bem quando assisti relembrei bastante coisa, o Enem2012 é sábado, nada é inútil nessas horas. 
Categories: , ,

4 comentários:

  1. conheço pouca coisa sobre essa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver interessado há uma versão em quadrinhos: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/divirta-se-com-o-classico-a-divina-comedia-agora-na-versao-em-quadrinhos/ :))

      Excluir
  2. Como eu ouvi falar dessa obra-prima! mas nunca li ou assisti nada sobre o tema, e ah, o game eu tinha um Psp mas não joguei também preferia o God Of War. Mas instruir seu irmão a jogar o game pra se interessar pelo livro foi uma jogada de mestre, pegou o garoto no ponto fraco, he he. Depois que li sobre o tema acabei gostando, e me lembrei que vi algo sendo mencionado naquele filme, Seven, lembra? Então fiquei interessado no livro, futuramente pretendo adquiri-lo e me aprofundar no tema. Já vou seguir seu Blog e sempre farei visitas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive que ler a versão original e fiz uma peça do livro na escola... Fiquei inconformada quando meu irmão não conseguia ler o adaptado e lembrei do jogo e do filme! Ele terminou o livro rapidinho depois haha. Falou no 7? Não lembro :C O livro original é em forma de poema e apresenta uma profunda alegoria religiosa e pagã para "ensinar" a sociedade: aqui tem uma versão legal online: http://www.stelle.com.br/, o livro original é de domínio público e pode ser lido online também!
      Obg!, seja sempre bem vindo c:

      Excluir